Para compreender o zero de uma função do 1º grau é necessário relembrar dois conceitos importantes:Função do 1º Grau e Equação do 1º Grau.
Uma função do 1º grau pode ser escrita da seguinte maneira:
Portanto, o zero de uma função do 1º grau é dado pela expressão:
Logo, o zero da função é dado pelo valor de x que faz com que a função assuma o valor zero. Encontrar este valor de x é muito fácil, pois basta resolver a equação do 1º grau.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tpzapPUdVWW5R8jEM5lReU0f93uGwit0NDSKVijW0wTwlFgjRHZ_TjhlU4uGD6CkUmrtucXAmDnQNh9WNVZSqaTxeXDmScjVvYJK-_9h-tlyttQzExIApjGg-Mbo7mEp7sf7my1wU1EAhdEgpARQ=s0-d)
Entretanto, devemos nos atentar para a representação geométrica do zero da função, para que possamos compreender como traçar o gráfico de forma correta.
Entretanto, devemos nos atentar para a representação geométrica do zero da função, para que possamos compreender como traçar o gráfico de forma correta.
Veja os pontos marcados sobre o eixo x, note que esses pontos não possuem nenhum deslocamento vertical, ou seja, sua coordenada em relação ao eixo f(x) é nula, é zero. Portanto, quando se encontra a raiz de uma função do 1º grau, ou o zero de uma função do 1º grau, determina-se em qual ponto a reta estará cortando o eixo x.
Encontre o zero da seguinte função: f(x) = 2x-4.
Note que o valor do coeficiente (a) é positivo, portanto esta é uma função crescente. Conhecendo o zero da função podemos esboçar o gráfico desta função.
Referência: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/zero-funcao-1-grau.htm
http://www.somatematica.com.br/emedio/funcao1/funcao1_2.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário